Bom, como hoje é dia de Finados, resolvemos mostrar um pouco da origem desta data e como ela é comemorada em algumas partes do mundo.
A origem mais provável do Dia de Finados vem da cultura do povo Celta, que habitava no início o centro da Europa, mas entre o II e o I milênios a.C. (1900 - 600 a.C.). Como foi mencionado em outra postagem (Dia das Bruxas), no último dia do mês de outubro (31 de outubro) acreditava-se que este seria o dia de maior proximidade entre os que estavam encarnados e os desencarnados. Haviam muitos festejos onde cada um levava algo como uma vela ou uma luminária que era feita em gomos de bambu, a fim de se iluminar os dias de inverno que estariam por vir.
Com o domínio desses povos pelos Romanos, e por ser considerada uma festa pagã (no caso do Dia das Bruxas) a Igreja
cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
No Brasil, o costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.
No México, o dia dos mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do dia dos fiéis defuntos. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Para o espiritismo:
"A doutrina espírita acredita que no dia consagrado aos mortos, eles atendem ao apelo do pensamento dos qeu buscam orar sobre seus despojos, como qualquer outra ocasião. Nesta data, os cemitérios ficam repletos de Espíritos, mais do que em outros dias, pois evidentememente há em tais ocasiões um número maior de pessoas que os chamam."
(O Imortal. Jornal de divulgação Espítrita)
Enfim, independente de sua crença, de como resolva comemorar (ou não) este dia, uma coisa é certa, como está em João 5:24-25:
"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.
Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão."
Espero que tenham gostado
Beijos e queijos
Mariana
Fontes: Portal São Francisco e amems.org
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/novembro/dia-de-finados.php
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/oimortal/2006/Novembro_2006.pdf
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/oimortal/2006/Novembro_2006.pdf