Páginas

5 de jul. de 2007


Juventude não foi feita para o prazer, mas para o desafio

O filósofo francês, católico, Paul Claudel, disse certa vez que : “a juventude não foi feita para o prazer, mas para o desafio”. Que frase linda! De fato, o que engrandece a vida de um jovem é ele ter um ideal na vida e saber enfrentar os desafios para realizá´lo.

Se você quer um dia construir uma família sólida, um casamento estável e uma felicidade duradoura, então precisa plantar hoje, para colher amanhã. Ninguém colhe se não semear. Na carta aos gálatas, São Paulo diz: “De Deus não se zomba. O que o homem semeia, isto mesmo colherá.”(Gl 6,7)

No início da minha adolescência, foi me colocado nas mãos, um grande livro, chamado O Brilho da Castidade, de Monsenhor Tiamer Toth. Nos meus 13 anos eu li aquelas páginas e me encontrei com a grandeza dessa bela virtude. E o que mais me atraía para ela era exatamente o “desafio que representava” para um jovem, que começa a viver nesta fase, o fogo das paixões. Não me esqueço daquela frase do Monsenhor, que dizia: “Se eu tivesse que dar uma medalha de ouro a um general que ganhou uma guerra, ou para um jovem que vive a castidade, eu a daria para esse último”.

Eu disse, para mim mesmo: ´eu quero esta Medalha!´ A tal ponto fiquei entusiasmado com a beleza e o desafio da castidade, que tomei a decisão de vivê´la; isto é, ter vida sexual apenas no casamento; “nem antes dele e nem fora dele”. E não me arrependo, pelo contrário! Sou grato aos que me ensinaram a vivê´la.

Depois de mais de trinta anos, hoje casado e com cinco filhos, vejo o quanto aquela decisão foi importante na minha vida. Nos Encontros de casais e de família, por este Brasil a fora, não me canso de repetir o quanto isto foi fundamental para a felicidade do meu casamento, do meu lar e dos meus filhos. Entre as muitas vantagens que o livro apontava, ressaltava a importância do “auto-domínio” sobre as paixões e más inclinações do coração de um jovem, preparando´o, com têmpera de aço, para ser um verdadeiro homem, e não um frangalho humano que se verga ao sabor dos ventos das paixões. Dizia o autor que “ser homem não é dominar os outros, mas dominar-se a si mesmo”.

E que, se o jovem não se exercitasse na castidade antes do casamento, depois de casado não teria forças para ser fiel à sua esposa ou a seu marido. Tudo aquilo me encantava e desafiava ...
Felipe Aquino



Castiga-me, ó SENHOR, porém com juízo, não na tua ira, para que não me reduzas a nada (Jr 10.24)

Deus é amor! Deus também é santo e justo! Se não nos corrigisse amorosa e carinhosamente, nenhum de nós poderia sobreviver perante a Sua perfeição. Mas nosso Deus escolheu nos dar sua misericórdia imerecida e bondade ao nos corrigir e nos moldar para sermos mais semelhantes a Ele.
Vamos orar um pouquinho?

Santo e justo Pai, verdadeiramente quero me tornar mais como o Senhor no meu caráter. Mas, por favor, querido Pai, humilhe-me e corrija-me carinhosamente, porque o Senhor sabe quão pequeno sou em comparação ao Senhor. No nome do meu Salvador, seu Filho Jesus, eu oro. Amém.

Jovem, você tem valor!


Se observarmos bem sutilmente, no dia-a-dia, diante das lutas e dificuldades, nos firmamos somente no negativo: eu não posso; eu não consigo; nada dá certo na minha vida; sou um azarado; não tenho sorte; eu nasci para ser infeliz; sou feio; sou burro...

Precisamos adotar a partir de hoje, uma nova postura e uma nova linguagem, diante das situações! É importante que, em tudo, demos graças a Deus. Se perceber em mim, generosidade, devo agradecer a Deus; se conseguir ser fiel, devo agradecer a Deus; se me empenhar no trabalho e me esforçar, louvo o meu Deus; se for servo, se for paciente, se souber ouvir e acolher as pessoas, devo tudo a Ele. É pelo exercício de nossas qualidades que o Senhor vai trabalhando em nossa transformação.

Quanto mais nos aproximarmos de Deus amor, mais ganharemos em auto-estima, pois vamos percebendo o quanto somos estimados por Ele e o quanto Ele nos ama.

"Pelo fato de valeres muito aos meus olhos, de teres peso e de eu te amar; dou, pois, homens em troca de ti, populações em troca da tua pessoa" ( Is 43,4).

Ninguém foi criado por Deus para nada, e, muito menos, para ser infeliz. Só podemos experimentar esta verdade, quando abrirmos o coração para o amor de Deus.
O dia que temos para fazer esta experiência é hoje, e não podemos deixar passar.

Peçamos hoje, esta graça ao Senhor: ''Eu quero, Senhor, experimentar-Te hoje na minha vida, e abro as portas do meu coração para que faças uma obra nova''.

Jesus, eu confio em vós!


Luzia Santiago


A graça de um novo amanhecer


Quando acordamos e levantamos, logo pensamos, como será o dia em que iremos vivenciar?

Um dia de terror ou de amor
Um dia de tristeza ou de alegria
Um dia de culpa ou de perdão
Um dia de incredulidade ou de fé
Um dia de guerra ou de paz

Se nos é dada à graça de poder neste novo amanhecer, viver, tenha fé, acredite e faça valer o que lhe é dada como dom "a vida" e pare de reclamar e murmurar, até condenar muitas vezes o autor da vida "Deus", ou quem te gerou e criou de sua falta de oportunidade.

Vença seus medos, sua timidez, sua incredulidade, sua tristeza, e vá a luta, supere.

Muitas vezes, nós nos vemos diante de situações difíceis, não é verdade?

Tão difíceis, a ponto de pensarmos que elas aparentemente não apresentam saída.

Sem sombra de dúvida, nesses momentos, somente uma fé a toda prova, uma fé inabalável no poder ilimitado de Deus, consegue fazer com que a pessoa vença o desânimo ou o pessimismo derrotista e faça reverter a situação.

É justamente está fé que o Senhor nos pede. Uma fé ilimitada que insista dia e noite junto ao Coração de Deus.

"Deus nunca nos dá problemas cujas soluções não estão a nosso alcance". (J. Paul Schmitt)
Autor: Claudio Silva Borges

Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra!
Pedras atiradas... machucam, pedras colocadas... constróem!
ORAÇÃO




Pai Santo dá-nos força e perseverança para estarmos sempre atentos e disponíveis para compartilhar com os irmãos as suas alegrias e suas dores. Poderemos, assim, anunciar com a nossa vida a chegada do Teu Reino de Amor. Por Jesus Cristo, teu filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo.






Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

----------------------------------------------------------